segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Curiosidade...Testemunhas de Jeová e a questão do sangue



A Paz de Cristo a todos 

Bom irmãos agente vai intender um fato curioso que acontece com os nossos irmãos em Cristo, os "Testemunhas de Jeová". Não sei se os irmãos conhecem ou apenas ouviram falar da questão da proibição do uso de sangue de forma medicinal ou mesmo de alimentação para os irmãos Testemunhas de Jeová.
O uso da hemoterapia é restrito, barrado aos irmãos pela igreja, por causa da interpretação deles da Bíblia, peço aos irmãos que não juguem essa é a interpretação deles da palavra, cada um tem um meio de interpretação o deles foi esse então não julguemos.
As Testemunhas de Jeová dizem basear na Bíblia a sua recusa na utilização e consumo de sangue, humano ou animal. Entendem que esta proibição foi dada à humanidade em geral visto que foi transmitida por Deus a um homem que a Bíblia apresenta como ancestral de todos os homens, Noé. Além disso, reforçando esta aplicação geral, a ordem teria sido dada na ocasião em que Noé, tal como o primeiro homem Adão, iria dar um novo início à sociedade humana. Esta mais antiga referência bíblica ao uso de sangue diz o seguinte:

  • Génesis 9:3-5
"Tudo o que se move e vive vos servirá de alimento; eu vos dou tudo isto, como vos dei a erva verde. Somente não comereis carne com a sua alma, com seu sangue. Eu pedirei conta de vosso sangue, por causa de vossas almas, a todo animal; e ao homem que matar o seu irmão, pedirei conta da alma do homem." (Bíblia Ave Maria)
As Testemunhas entendem que esta ordem não era uma mera restrição alimentar ou dietética visto que se associa o sangue não só com o alimento mas também com o assassínio. Mais tarde, após a formação da nação de Israel, a própria constituição ou Lei nacional incluía as seguintes ordens:
  • Levítico 7:26, 27
"E não deveis comer nenhum sangue em qualquer dos lugares em que morardes, quer seja de ave quer de animal. Toda alma que comer qualquer sangue, esta alma terá de ser decepada do seu povo." (Tradução do Novo Mundo)
  • Levítico 17:10, 11
"Se alguém da casa de Israel, ou dos estrangeiros que residirem entre eles, tomar qualquer sangue, eu porei a Minha face contra a pessoa que toma o sangue, e a cortarei de entre seus parentes. Pois a vida da carne está no sangue." (versão judaica Tanakh)
A Lei mencionava o que um caçador devia fazer com um animal morto:

  • Levítico 17:13, 14
"Ele deve derramar o seu sangue e cobri-lo de terra. Não deveis tomar o sangue de carne alguma, pois a vida de toda carne é o seu sangue. Qualquer pessoa que tomar dele será cortada." (versão judaica Tanakh)
As Testemunhas mencionam ainda que esta lei de Deus sobre o sangue não deveria ser desconsiderada nem mesmo numa emergência. Lembram que alguns soldados israelitas, em certa crise em tempo de guerra, mataram animais e ‘foram comê-los junto com o sangue’. Apesar de parecer uma questão de emergência, ainda assim considerou-se esse acto como pecado contra Deus. (1 Samuel 14:31-35)
Após a morte de Jesus, os apóstolos reuniram-se para decidir que aspectos da antiga Lei de Israel deveriam ser adoptados pelos cristãos. A sua decisão foi a seguinte:

  • Actos dos Apóstolos 15:28, 29
"O Espírito Santo e nós próprios resolvemos não vos impor outras obrigações além destas, que são indispensáveis: abster-vos de carnes imoladas a ídolos, do sangue, de carnes sufocadas e da imoralidade. Procederei bem, abstendo-vos destas coisas." (Bíblia Sagrada Missionários da Difusora Bíblica Fransciscanos Capuchinhos, edição de 2002)
Segundo o entendimento das Testemunhas, os apóstolos não estavam a apresentar um mero ritual ou um regulamento dietético. O decreto estabelecia normas éticas fundamentais, que os cristãos primitivos deveriam acatar. Cerca de uma década depois, eles reforçaram:

  • Atos 21:25
"Quanto aos crentes dentre as nações, já avisamos, dando a nossa decisão, de que se guardem do que é sacrificado a ídolos, bem como do sangue e do estrangulado, e da fornicação." (Tradução do Novo Mundo).
Assim, segundo o entendimento das Testemunhas, qualquer pessoa que se afirme cristã deverá obedecer à ordem bíblica de 'abster-se de sangue.

Por: eueoevangelio.blogspot.com

2 comentários:

  1. elas estão absulutamente certa aliais esta escrito na biblia segue quem quizer.
    alem disso Jeová deu o livre árbriteo.

    ResponderExcluir
  2. Olá "Anônimo"..rsrs
    A Paz de Cristo
    Sim, sim pois é no intender deles eles estão certíssimos, e assim é interpretação eles interpretaram assim então... eles seguem como a interpretação deles. A Questão da interpretação é a grande ajuda que o tempo teve para existir tantas denominações de igrejas, umas interpretam de uma forma outras de outra forma, e isso não é errado , mais... cada um vai pela vereda que lhe for conveniente.

    Abrçs obrigado pelo post
    Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir