sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Você tem uma fé viva ou uma fé morta?


Em Tiago2:17 vemos a seguinte declaração:
“Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.”
Um engano muito comum, legado pela igreja antes da reforma, era o de acreditar que a palavra “obras”, citada no capítulo 2 do livro de Tiago, referia-se exclusivamente às “boas obras, caridade”. Este é um equivoco doutrinário grave que pode prejudicar grandemente sua vida espiritual.
Veja com mais detalhes o ensino de Tiago:
Tiago 2:14-2614 Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.20 Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?21 Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?22 Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou,23 e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.24 Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.25 De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
Nos versículos 15 e 16 vemos Tiago relatar uma pequena história que, de acordo com princípios básicos da interpretação de texto, percebemos se tratar de um recurso literário para a construção de uma analogia, uma comparação. Logo no verso 17 vemos a ligação “assim também”, mostrando que a história supra citada, apesar de realmente relatar um caso de caridade, serviu apenas para montar um paralelo que nos permitisse compreender um princípio: a teoria que não gera prática é uma teoria vã e inútil.
Do mesmo modo que não adianta dizermos “aqueça-te” para alguém que está com frio se não fornecermos os meios para isso, assim também a fé, se não gerar resultados, de nada aproveita. Isso não significa, entretanto, que a caridade seja a única obra proveniente da fé.
Continuando o texto vemos no verso 21 que a obra de Abraão foi a de oferecer seu filho sobre o altar. Seria isso caridade ou filantropia? Obviamente não. De igual modo, veja o caso da meretriz Raabe. Sua obra foi acobertar homens que iriam atacar sua cidade e ferir seus concidadãos. Seria isso caridade? Talvez, mas o fato é que o termo “obras”, referido no texto de Tiago possui um significado muito mais abrangente.
O cristianismo não entende a fé como algo místico. Pelo contrário, define alvos claros:
  • Fé só em Deus (Pai, Filho e Espírito Santo)
  • Fé só na Palavra de Deus
Deste modo, quais seriam as outras possíveis obras resultantes da fé nos dois itens referidos acima?
Inúmeras. Cito algumas:
  • Confiança no amor de Deus
  • Certeza da vinda vindoura e da efemeridade da vida presente
  • Vida de oração ativa e intensa
  • Evangelismo
  • Comunhão com os irmãos
  • Envolvimento com a igreja (noiva) de Cristo
  • Paz no coração
  • Misericórdia com o próximo
  • Santidade
Estas são apenas algumas amostras de obras da fé. Por exemplo, se você realmente acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus, os resultados esperados desta fé deveriam incluir por natureza o desejo de santidade e de propagar o evangelho. Se você possui uma fé realmente viva nas palavras de Jesus (”Ide… anunciai…”), isso geraria uma obra: ir e anunciar.
“Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos” 2 Coríntios 4:13 RA
Uma fé morta gera uma crença sem resultados, sem frutos. Um outro exemplo: se você crê que Deus te ama, a obra desta fé seria a atitude natural de confiar neste amor, gerando paz e conforto no seu coração. Uma pessoa que diz “eu creio que Deus me ama”, mas vive uma vida amarga, como se ninguém a amasse, revela apenas uma fé morta. Uma fé viva, entretanto, teria um efeito evidente em seu coração, salvando-a de sentimentos como medo, angústia e solidão. Portanto, como ela poderia ser salva de sentimentos tão perversos mediante uma fé morta?
As obras são os sintomas naturais de uma fé viva. Pelos frutos reconhecemos a saúde da fé, se está viva, morrendo, ou morta. Uma fé morta não é capaz de salvar o homem. É pelas obras que a fé se manifesta e se concretiza (Tg2:22b).
A salvação da nossa alma também não se dá pelas obras, mas pela fé em Jesus Cristo. Quem crê que Ele é o Filho de Deus, que veio ao mundo em carne, teve uma vida sem pecados, morreu na cruz do Calvário para pagar pelos nossos pecados, foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, hoje está vivo e em breve voltará, sim, a pessoa que crê nestas coisas e nelas persevera será salvo.
Não somos salvos pelas obras, mas uma fé sem obras é morta.
“8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8,9 RA
“sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.” Gálatas 2:16 RA
“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.” Romanos 3:28 RA
Que você tenha uma fé viva!Se você realmente crer nas Santas Escrituras desfrutará da vida em abundância prometida por Jesus!Não tem como ter a alegria do Reino sem uma fé viva na Palavra de Deus!Uma fé viva traz mudanças em nossos corações.Mas se você está sentido que sua fé está morrendo ou até mesmo já está morta, ore ao Senhor e decida crer em tudo o que Ele diz!
“Se creres verás a glória de Deus”!  Jo11:40
“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.”Romanos 15:13
“[Jesus,] 8  a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, 9  obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.”1 Pedro 1:8,9 RA

Deus Abençoe a todos

Um comentário:

  1. Nota.
    O blog esta passando por reparos e por um período está apresentando matérias de outros autores. Em breve voltaremos com um serviço de melhor qualidade para melhor atende-lo.

    Agradece
    Equipe do Blog

    ResponderExcluir